PIB tem crescimento de 0,9% no segundo trimestre – CNN Brasil

PIB tem crescimento de 0,9% no segundo trimestre - CNN Brasil

Em entrevista ao programa Live CNN do canal CNN Brasil, o Diretor-Presidente da Tendências e ex-diretor do Banco Central, Gustavo Loyola, comenta o resultado surpreendente divulgado pelo IBGE para o PIB brasileiro entre março e junho.

“De fato, (…) o PIB surpreendeu todo mundo. Isso significa uma revisão das projeções para 2023 e, certamente, com um impulso maior para 2024. Ainda estamos todos fazendo as contas, mas certamente terá um impacto positivo sobre as projeções de 2024 também.”, disse Loyola.

Quando questionado sobre o que surpreendeu Loyola, ele aponta: “Do lado da demanda, me surpreendeu o crescimento do consumo, de 0,6. E, no contexto de restrição de crédito. Em parte, já se esperava um desempenho melhor do consumo por causa das transferências do governo, os problemas sociais. (…) E, do lado da oferta, o desempenho da indústria também surpreendeu, 0,9. Mas é um componente mais volátil que, às vezes, traz essas surpresas também. Mas, o comportamento do consumo é algo que me impressionou.”.

“Normalmente, esses pulos da indústria têm a ver com a indústria extrativa, que, muitas vezes, por exemplo, em um semestre, em um determinado mês ou período deixa de produzir por alguma razão e, de repente, volta a produzir. (…) Mas, de fato, a gente tem que mergulhar um pouquinho mais nos números.”, diz Loyola. “Chama a atenção, também, para o fato de que o IBGE tem um período em que ele faz revisão do PIB. De repente, por exemplo, pode ser que, em uma revisão, se chegue à conclusão de que parte desse crescimento que está atribuído agora ao segundo trimestre tenha ocorrido no primeiro.”.

Confira a entrevista com Loyola na íntegra no vídeo abaixo!

Compartilhe essa postagem:

Como podemos te ajudar? Entre em contato conosco por telefone ou envie um e-mail.