Análises macro-setoriais: entenda os benefícios e as soluções oferecidas pela Tendências Consultoria

O contexto no qual uma empresa está inserida tem grande influência sobre os resultados finais obtidos por ela. É fato que cada setor reage de uma determinada maneira às variáveis da economia e do mercado financeiro. Neste sentido, uma análise macroeconômica-setorial é necessária para que haja uma boa compreensão do cenário atual e futuro do seu negócio.

Empresas que querem crescer ou até se destacar em comparação aos concorrentes precisam tomar decisões corretas em momentos oportunos. Sem isso, o sucesso do negócio depende totalmente da sorte de seus líderes. 

Neste artigo, vamos mostrar o que é uma análise macroeconômica-setorial e os tipos de soluções que a Tendências Consultoria pode oferecer para o seu negócio. Boa leitura!


O que é análise macroeconômica-setorial?

A análise macroeconômica-setorial é um estudo de mercado do qual o seu empreendimento está inserido, com foco na situação econômica do momento analisado. 

Dessa forma, ele permite uma melhor compreensão do posicionamento da empresa no mercado e mostra quais as principais tendências que podem beneficiar o seu empreendimento. Além disso, essa análise possibilita identificar oportunidades e riscos para serem explorados e aumentar a chance de resultados positivos para a empresa.

Este estudo leva em consideração:

– Concorrência;

– Mercado;

– Público-alvo;

– Demanda pelo produto ou serviço, entre outros.


Quais são os benefícios de uma análise macroeconômica-setorial?

Uma análise macroeconômica-setorial detalhada pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. A seguir, vamos listar algumas das principais vantagens deste estudo. 

Agilidade para realizar mudanças

Vivemos em uma era em que tudo muda rapidamente. As novas tecnologias ajudam os consumidores, mas, em contrapartida, oferecem desafios para as empresas. Portanto, aqueles que possuem informações e análises para identificar e antecipar as tendências saem na frente, oferecendo novidades para seus clientes.

Crescimento da empresa

Com os resultados da análise macroeconômica-setorial, é possível entender melhor quais são os rumos que o mercado está seguindo e, com isso, ter uma perspectiva de crescimento do seu negócio. Este estudo ainda ajuda a identificar quais tendências merecem maiores investimentos e desenvolvimento.

Melhor compreensão do mercado

A análise macroeconômica-setorial é algo bastante completo e diversificado. Sendo assim, ela permite um entendimento mais aprofundado da economia e também do seu mercado, possibilitando diferentes visões a respeito do negócio. Deste modo, o entendimento do cenário geral se torna mais abrangente e detalhado.

Soluções macroeconômicas-setoriais oferecidas pela Tendências Consultoria

Conheça algumas das soluções que oferecemos.

Análise de conjuntura macroeconômica, política e setorial

Se você precisa saber de que forma os fatos recentes da política e da conjuntura impactam a economia, a Tendências oferece soluções de acompanhamento sistemático e projeção do cenário político, econômico e setorial de curto prazo e suas implicações para o crescimento do País e para o desempenho dos setores mais relevantes para a economia brasileira.

Nossa análise breve e clara dos campos político e econômico, domésticos e internacionais, e dos seus impactos para as principais variáveis macroeconômicas e setoriais – fundamentadas por modelos econométricos e técnicas de construção de cenários – permitem antecipar movimentos de mercado e tendências econômicas, o que é uma ferramenta valiosa na tomada de decisões corporativas.

Cenários macroeconômicos 

A interação entre premissas políticas e econômicas permite a construção de diferentes cenários para a economia brasileira. Os cenários elaborados pela Tendências são, uma solução composta por projeções e análises para a trajetória das variáveis macroeconômicas, como crescimento, inflação, desemprego, taxa de câmbio, taxa de juros, crédito, entre outras, para um horizonte de 10 anos.

As estimativas são apresentadas em três diferentes cenários: básico, otimista e pessimista, podendo ser customizado a partir de premissas e necessidades do cliente.


Análise de economia regional

Há mais de 10 anos, o trabalho desenvolvido pela Tendências baliza decisões estratégicas de uma série de grandes grupos econômicos do País que precisam planejar suas operações distribuídas ao longo de todo o território nacional, bem como de companhias que operam em áreas geográficas restritas mas que necessitam entender em profundidade a dinâmica econômica da área de influência de sua área de operação, que pode diferir de modo significativo da média do País.

Nossas soluções para entender a dinâmica entre as regiões possibilitam entender e projetar esses diferentes comportamentos. Auxiliam as empresas que operam em diversos estados ou regiões do Brasil ou que tenham suas atividades concentradas em uma região ou setor específico nos seus processos de planejamento operacional ou estratégico.


Análise das classes de renda

A Tendências oferece acompanhamento do desempenho e das perspectivas para as classes de renda, incluindo indicadores de rendimentos total e número de domicílios. Além disso, nossa análise contempla avaliação dos efeitos de diferentes tópicos político-econômicos sobre a dinâmica das classes, e vice-versa. 

Adicionalmente, oferecemos análise e projeções para a renda disponível (por classes), que indica a parcela do orçamento médio das famílias que resta para o  consumo de bens, depois que se excluem os gastos com os itens essenciais. Essa variável é de grande relevância para se entender o comportamento do consumo de cada classe nos próximos 10 anos.

Inteligência competitiva em suprimentos

A otimização de estratégias comerciais envolve a elaboração cuidadosa de cenários por parte da área de suprimentos e inteligência em compras das empresas. 

A Tendências elabora modelos personalizados de projeção para preços de insumos – incluindo commodities, bens industrializados e serviços – cujos preços são formados em mercado livre ou obedeçam a regras regulatórias pré-determinadas. Em todos os trabalhos, é feita uma avaliação técnica da viabilidade de se obter boas projeções para os insumos e produtos de interesse de cada cliente.

Estudos de competitividade e solvência de Estados e Municípios

Desde 2015, a Tendências é a responsável técnica pela apuração do Ranking de Competitividade dos Estados. Criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking é uma importante ferramenta para gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos governos estaduais do Brasil, com o intuito de promover boas práticas na administração pública. Trata-se de um estudo aprofundado sobre o grau de desenvolvimento e a evolução de diversos pilares de políticas públicas de cada estado.

Além disso, para ajudar na gestão de riscos derivados de exposição a entes públicos, a Tendências oferece o monitoramento da situação fiscal e financeira dos estados e municípios brasileiros, cujo objetivo é acompanhar e projetar a evolução da situação fiscal e financeira desses entes.

Palestras e apresentações

É fundamental para o planejamento das empresas e para a tomada de decisões corporativas a compreensão das dinâmicas política e econômica para os próximos anos. Para atender a essa necessidade, a Tendências oferece palestras e apresentações com nossos analistas e sócios, que podem ser ministradas em eventos internos ou externos que a sua empresa esteja realizando. As apresentações podem englobar variáveis macroeconômicas, setoriais e regionais, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Para mais informações e soluções customizadas, entre em contato com a equipe da Tendências Consultoria clicando aqui. Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre economia. 

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login