Mercado de trabalho puxará renda na próxima década – GloboNews

Mercado de trabalho puxará renda na próxima década - GloboNews

Em entrevista ao programa Conexão GloboNews, Lucas Assis, economista da Tendências, comenta as expectativas para o mercado de trabalho e a geração de renda nos próximos 10 anos, com papel relevante da Reforma Tributária nesse processo.

O estudo feito pela Tendências mostra uma mudança na dinâmica do mercado de trabalho, com a massa salarial crescendo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos próximos 10 anos acima da média nacional e por um motivo interessante: o aquecimento do mercado de trabalho em razão de obras de infraestrutura, além da exploração de recursos naturais, como gás, petróleo e minérios e, também, pela Reforma Tributária, que deve afetar positivamente principalmente a região Norte e ali na Zona Franca de Manaus, que deve ser bastante beneficiada.

Nos últimos 10 anos, esse levantamento apontou que o crescimento nessas três regiões foi resultado especialmente dos programas sociais de transferência de renda. Então, a gente nota, agora, uma mudança. Para os próximos 10 anos, é emprego mesmo, por causa dessas iniciativas.

“Os últimos 10 anos foram pouco positivos para o mercado de trabalho, em termos de geração de renda. Por outro lado, as famílias mais pobres contaram com uma maior injeção de recursos por parte do Governo Federal. A diferença, portanto, é que, pros próximos 10 anos, a renda das famílias deve ser incrementada pela melhora do mercado de trabalho, ou seja, via remuneração do trabalho e dos salários. E a Reforma Tributária tem, sim, um papel relevante agora nesses próximos anos, já que deve gerar efeitos positivos, especialmente pra indústria e, em menor medida, pra agropecuária do país.” aponta Lucas.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!

Compartilhe essa postagem:

Como podemos te ajudar? Entre em contato conosco por telefone ou envie um e-mail.