Como a Tendências pode ajudar na captação de recursos para o seu negócio

A captação de recursos é um exercício fundamental para empresas em diversos estágios. Projetos pré-operacionais e startups precisam de recursos para viabilizarem as suas operações. Empresas em crescimento precisam fomentar sua expansão. Empresas maduras por vezes demandam recursos para aplicar no seu dia a dia, fortalecendo o capital de giro. Já empresas em situação financeira frágil podem demandar aportes de terceiros para suprir a falta de caixa gerado na operação.

Entenda agora como nós, da Tendências Consultoria, podemos auxiliar o seu negócio na captação de recursos. 

As atividades de financiamento de uma companhia podem acontecer via assunção de dívida ou via venda de participação a um investidor, esta última também conhecida como operação de equity.

A captação de recursos via endividamento

Ao tomar uma dívida para financiar a operação ou um projeto específico, a empresa irá se relacionar com financiadores (em geral bancos ou agentes do mercado de capitais) que irão precificar uma operação de crédito baseado nas condições econômicas que esta empresa tem. O prazo de uma dívida em geral também se baseia na capacidade de amortização do tomador. O credor poderá ainda buscar maior conforto na operação de financiamento se valendo de garantias ou estabelecendo certas métricas que a empresa deverá cumprir em seu desempenho financeiro, sob pena de ter o vencimento antecipado da operação caso não haja cumprimento de tais obrigações acessórias. Estas obrigações são também conhecidas como covenants.

Um financiador invariavelmente irá avaliar uma operação de financiamento baseada no risco inerente à transação. Quanto melhor for o nível de informação que um tomador puder oferecer ao financiador, melhores serão as condições propostas. 

A utilização de boas práticas de governança corporativa, especialmente no que diz respeito à divulgação de resultados e aspectos operacionais, costumam ser facilitadores relevantes no ato de captação de recursos via dívida. Empresas menores, especialmente as de capital fechado, geralmente não têm o hábito de produzir e divulgar tais materiais constantemente. Ao não transmitirem clareza a seus potenciais financiadores quanto às expectativas do negócio a ser financiado, os candidatos a tomadores de recursos acabam por penalizar as suas condições de captação.

Além disso, incertezas quanto à capacidade de pagamentos do tomador de recursos podem levar o financiador a exigir um volume de garantias maior que o necessário. Com um excesso de garantias, o financiador mitiga os riscos, mas limita as capacidades de utilização de tais garantias pelos tomadores, seja dificultando o acesso a novos financiamentos, onde tais garantias poderiam ser fundamentais, seja inviabilizando a eventual alienação de ativos que podem vir a ser importantes no curso dos negócios.

O desenvolvimento de materiais que exponham com clareza as variáveis inerentes ao negócio em questão, comprovando dados na performance passada e apresentando projeções futuras bem embasadas, é fundamental para o sucesso de uma operação de financiamento. Em operações de dívida, estes materiais são conhecidos como “book de captação” ou “infomemo”. 

Por meio destes materiais o financiador poderá ter clareza do potencial da operação, precificando assim os custos da transação, projetando os possíveis prazos de financiamento, garantias exigidas, covenants aplicados, dentre outras possíveis condições. 

A captação de recursos via equity

O financiamento via capital próprio consiste em a empresa captar recursos através de venda de participação societária. Tais transações podem acontecer no âmbito privado, quando a empresa vende participação por meio de uma transação bilateral, ou no mercado aberto, quando a empresa lança ações para venda ao público investidor. 

Ao se financiar via equity, a empresa tem uma alternativa ao financiamento, a um cronograma rígido de amortizações e aos custos financeiros atribuídos em uma operação de dívida. Por outro lado, ao trazer sócios e acionistas para o seu quadro, a empresa precisará atender a diversas exigências de governança e será cobrada por retornos financeiros gerados no negócio.  

Em uma transação de venda de participação, ao apresentar um “book da operação” ou um “infomemo”, o vendedor poderá munir o potencial investidor com informações necessárias, para que este possa precificar o ativo de uma forma convergente, alinhando expectativas e, assim, permitindo a execução da transação.

No caso de uma operação de equity, as visões de valor entre vendedor e comprador devem essencialmente convergir para o sucesso do negócio. Desenvolver uma avaliação independente é um exercício que gera muito valor numa transação de financiamento via alienação de participação societária e, por isso, ainda que este material seja para “consumo interno” e não necessariamente seja disponibilizado a potenciais investidores, a construção da visão de valor ou a elaboração de um valuation, é essencial para que o vendedor tenha referências e conforto com a negociação que será seguida na operação de venda de participação.

A atuação da Tendências em uma operação de financiamento

A Tendências Consultoria Integrada pode atuar junto às empresas que demandam captação de recursos, seja via dívida ou via equity, elaborando laudos de viabilidade econômica para projetos, oferecendo projeções financeiras que oferecem previsibilidade ao negócio, aferindo o valor de um ativo para uma transação societária ou desenvolvendo materiais que possam munir financiadores com informações do negócio. 

O trabalho de consultoria poderá ainda acompanhar regularmente a empresa a fim de estabelecer seu custo de capital, possibilitando ao tomador ter referências valiosas em suas atividades de captação. 

A consultoria poderá também acompanhar periodicamente a empresa oferecendo soluções em gestão de risco que possam minimizar a exposição de empresas e, combinado com as expectativas de mercado, possam adequar suas operações de financiamento aos riscos inerentes ao negócio de forma eficiente. Conheça o trabalho da Tendências Consultoria e saiba como podemos ajudar a sua empresa. 

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login