Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

Brasil tem menor taxa de desocupação desde fevereiro de 2015 – RedeTV News

O Brasil atingiu a menor taxa de desemprego desde fevereiro de 2015 no trimestre que terminou em novembro, segundo o IBGE. A população ocupada passou de 100 milhões de brasileiros, número recorde da série histórica.

Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego caiu a 7,5% no Brasil entre os meses de setembro e novembro. Com a queda, a população ocupada chegou a mais de 100 milhões de pessoas. É a menor taxa de desocupação desde fevereiro de 2015.

“Muito em decorrência dessa sazonalidade favorável de final de ano em que há contratações temporárias para Natal e Black Friday. Então, esse fim de ano sempre apresenta uma sazonalidade de ligeira queda da taxa de desocupação.” aponta Lucas Assis, economista da Tendências.

O aumento da população ocupada impulsionou o trabalho formal e também informal. Os que trabalham com carteira assinada tiveram alta no trimestre, chegando a 37,7 milhões de trabalhadores.

“Tanto por conta de menores pressões inflacionárias quanto pela expansão consistente do trabalho com carteira assinada, que, estruturalmente, apresenta salários maiores, a gente vê que a renda média do trabalho tem apresentado um crescimento. Para o próximo ano, o rendimento também deve ser beneficiado por essa perspectiva mais benigna para a inflação e pelo reajuste real do salário mínimo esperado para primeiro de janeiro de R$ 1320 para R$ 1412.” explica Assis.


Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!