Banco Central fez trabalho de pouso suave no combate a inflação – CBN Fortaleza
- Na Mídia
- 14/08/2023
- Tendências
Em entrevista ao programa Guia Econômico da rádio O Povo CBN de Fortaleza, Silvio Campos Neto, sócio da Tendências, fala sobre a expectativa para a economia brasileira nos próximos anos.
Qual o cenário atual da economia brasileira?
Campos Neto diz que, apesar dos receios que vêm junto a uma troca de governo, como a que aconteceu no início do ano, o cenário atual apresenta sinais que fazem com que o nível de pessimismo diminua, principalmente com as agendas do governo se mostrando bastante positivas, como é o caso da reforma tributária.
Ao diminuir a taxa de juros em 0,5%, o Banco Central mostra que fez o movimento no momento certo, apesar das pressões sofridas nos últimos meses, e começou a reduzir os juros com uma base muito mais sólida e com as taxas de juros de mercado caindo também.
Qual a importância da reforma tributária para a economia?
Campos Neto aponta que o sistema atual pré reforma tributária gera muita dificuldade e é bastante complexo, burocrático e que gera muitos custos e imprevisibilidades. A substituição desse sistema por um novo, baseado no IVA é bastante importante e vai na direção correta quando se trata de modernização, redução de insegurança jurídica e de judicialização dos processos tributários, mesmo que seja um período longo de transição (cerca de 8 anos).
Campos Neto diz que, se tudo caminhar na direção sinalizada, certamente a reforma tributária contribuirá com a melhora do potencial de crescimento da economia no horizonte mais a médio e longo prazo.
Agora é o momento de investir ou abrir o seu negócio?
Quando questionado sobre ser ou não o momento de investir e abrir um negócio no cenário atual da economia do país, Campos Neto aponta que é possível dar os primeiros passos, mas sempre realizando uma boa análise e com cautela, apesar de que, no momento, o cenário é bem mais previsível do que no início do ano, com a transição política mais conturbada.
“É claro que uma redução de incertezas, uma redução de juros como a gente tem visto começa a tornar o ambiente mais favorável a esse tipo de iniciativa”, diz Campos Neto.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo!