Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

Tendências patrocina edição de 2024 do Prêmio de Melhor Monografia da FEA-USP

É com grande satisfação que a Tendências Consultoria anuncia o seu patrocínio à edição de 2024 do Prêmio de Melhor Monografia do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Este apoio, que teve início em 2023, reflete o compromisso da empresa com a promoção da pesquisa de qualidade no campo da economia e o reconhecimento de talentos acadêmicos, em especial pelo fato de nosso corpo técnico, formado nas melhores escolas do país, contar com profissionais altamente qualificados e com experiência diferenciada.

A colação de grau dos formandos e a cerimônia de premiação aconteceu no dia 3 de abril. Fabiana Tito, sócia da Tendências, esteve presente e fez a entrega dos certificados aos vencedores.

Confira quem são eles e quais temas foram explorados em seus trabalhos:

1º lugar

Título do trabalho: “When water runs red: gold mining and birth health in the Brazilian Amazon” – Em português, “Quando a água fica vermelha: mineração de ouro e saúde do nascimento na Amazônia brasileira”

Aluno: Luca Moreno Louzada

Orientador: Prof. Dr.  Naércio Aquino Menezes Filho

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos da contaminação da água devido à mineração de ouro na Amazônia na saúde da população local. Utilizando dados geográficos e microdados de saúde de fontes oficiais, o aluno estimou o efeito do garimpo de ouro, que contamina a água, principalmente por meio do mercúrio, em desfechos de saúde.

2° lugar

Título do trabalho: “Presença Feminina no Mercado de Trabalho: Impactos do Auxílio-Creche sobre Salário e Idade de Funcionárias em Empresas de Diferentes Portes”

Aluna: Rebecca Ferracini Malagoni

Orientadora: Profa. Dra. Renata Del Tedesco Narita

Resumo:

De acordo com o estudo, dentre os benefícios trabalhistas garantidos um dos mais relevantes para a permanência da mulher no mercado de trabalho é o auxílio creche. As análises realizadas no estudo levam às seguintes conclusões: primeiramente, o comportamento salarial e etário varia entre tamanhos de empresa. Em segundo lugar, empresas de porte relativamente menor adotam alguma forma de compensação dos custos adicionais, via salários ou contratações. Em terceiro lugar, empresas de menor porte exibem maior grau de discriminação de gênero, porém sob termos mais financeiros do que sociais. Em quarto lugar, é possível afirmar que há impactos do auxílio creche sobre o mercado de trabalho, por menores que sejam os gastos adicionais com seu atendimento.

A Tendências parabeniza todos os alunos pela formatura e, em especial, os vencedores do prêmio! Estamos certos de que suas trajetórias profissionais serão repletas de conquistas.

Leia também: Presença de mulheres em cargos de liderança precisa ser acelerada