Tendências Consultoria e DC News iniciam série de seminários sobre o varejo – Diário do Comércio
- Na Mídia
- 08/10/2025
- Tendências

A iniciativa terá mais uma edição este ano, em dezembro, com cenários e desafios para 2026
Começou nesta terça-feira, 07/10, a série de seminários Varejo & Consumo. Promovido pela Tendências Consultoria e pela Agência DC News, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o evento traz as mais recentes métricas e cenários do segmento varejista assim como as novas ferramentas e tendências do setor. O primeiro seminário teve como tema Entre o Bolso e a Emoção: Os Desafios do Varejo em Conquistar o Consumidor. Os palestrantes foram Silvio Campos Neto (da Tendências Consultoria), Estela Brunhara (da Futurebrand) e Ricardo Meirelles de Faria (do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP).
Silvio Campos Neto é sócio e economista-sênior da Tendências Consultoria. Mestre em economia pela FGV-SP e professor licenciado de macroeconomia das Faculdades Oswaldo Cruz. A Tendências é uma das mais renomadas consultorias econômicas do país. Com mais de 25 anos de atuação, é líder em aparições na imprensa especializada e realizou mais de 2 mil projetos customizados para 1,5 mil clientes. Nela, Silvio Campos é responsável pelo acompanhamento de política monetária, mercados financeiros e economia internacional.
Estela Brunhara é Diretora de Consumer Behavior & Brand Strategy na FutureBrand. Socióloga de formação, atua há mais de 15 anos explorando a interseção entre cultura, comportamento e marcas. Já liderou projetos para mais de 100 empresas — incluindo Banco do Brasil, Faber-Castell, Natura, Nestlé e O Boticário — com foco em transformar insights culturais e comportamentais em estratégias de marca relevantes e sustentáveis.
Ricardo Meirelles de Faria é mestre e doutor em economia de empresas pela Fundação Getulio Vargas, é consultor do Banco Mundial para o setor de energia. Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV), é sócio-diretor da Linus Galena Consultoria Econômica e economista do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP, onde desenvolveu o Indicador de Tendência de Consumo e Varejo (ITCV), um detalhado mapa macroeconômico trimestral que auxilia o segmento varejista.
A série de seminários Varejo & Consumo da Tendências Consultoria e Agência DC News terá mais uma edição este ano, em dezembro, com cenários e desafios para 2026. Ao longo do ano que vem, pelo menos outros quatro eventos serão realizados, sempre focados em quebrar crenças e amplificar a ciência no segmento varejista.
Reprodução. Confira o original clicando aqui!