Ranking de Competitividade dos Estados 2025 – Centro de Liderança Pública
- Na Mídia
- 03/09/2025
- Tendências

Em parceria entre o CLP – Centro de Liderança Pública e a Tendências Consultoria, Denise Pasqual, sócia-diretora da Tendências, apresentou análises sobre o Ranking de Competitividade dos Estados 2025
O ranking é um diagnóstico importante para elaborar e acompanhar políticas públicas nos quatro cantos do Brasil. Os resultados também pautam a cobertura da imprensa e movimentam as redes sociais.
O objetivo do CLP é trazer pautas propositivas e republicanas baseadas em dados que ajuda a qualificar o debate público e fomentar iniciativas com foco no bem-estar das pessoas e também gerar o que a gente chama de desconforto positivo, que é uma competição saudável entre os governos, onde quem sai ganhando é o cidadão.
O ranking é construído a partir de dados públicos de diversas fontes divulgadas nos últimos anos. São considerados 100 indicadores organizados em 10 pilares que impactam diretamente a vida dos brasileiros: infraestrutura, educação, segurança, sustentabilidade e por aí vai. Em 2025, temos um novo dado incluído no pilar de segurança pública, o indicador de feminicídio.
Destaques em cada pilar do ranking
Nessa nova análise, apresentamos os estados que lideram cada pilar do ranking de competitividade. São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados com maior número de pilares em destaque. Menção também pro Maranhão, que saltou impressionantes 18 posições e chegou à vice-liderança em solidez fiscal, o maior avanço individual em um pilar entre todos os estados.
Resultados por Região
Norte
Rondônia subiu três posições e lidera no ranking geral. Roraima também avançou e é líder no pilar potencial de mercado e sexto em capital humano. Os demais estados da região caíram posições, principalmente o Amazonas e o Pará, que recuaram seis e quatro posições, respectivamente.
Nordeste
No Nordeste, o destaque é o Rio Grande do Norte, avançando oito posições, o maior salto na colocação geral do ranking de 2025. Sergipe também cresceu bem e chegou à 12ª posição. Os dois estados tiveram avanços expressivos em segurança e sustentabilidade ambiental. E no novo indicador de feminicídio, Sergipe tem o segundo melhor resultado. O estado líder da região segue sendo a Paraíba e Alagoas teve a maior queda na região.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, nada mudou em relação ao último estudo. O Distrito Federal manteve a liderança na região e assumiu a liderança nacional nos pilares sustentabilidade social e ambiental. Goiás é o quarto melhor em eficiência da máquina pública. Mato Grosso se destacou em solidez fiscal e Mato Grosso do Sul tem a vice-liderança no pilar capital humano.
Sul
Tudo igual também na Região Sul. Nenhum estado trocou de posição. Santa Catarina mantém os melhores resultados da região e lidera o ranking nacional em segurança pública e capital humano. O Paraná se destaca em sustentabilidade ambiental e eficiência da máquina pública. O Rio Grande do Sul lidera os pilares eficiência da máquina pública e inovação.
Sudeste
São Paulo continua na liderança geral do ranking, posição que ocupa desde a primeira edição. É o melhor estado em infraestrutura e educação. Minas Gerais e Espírito Santo inverteram de posição e o Rio de Janeiro caiu mais duas, chegando à 15ª colocação.
Destaque para solidez fiscal do Espírito Santo com os melhores números do país nesse pilar. Minas aparece entre os três melhores em educação e capital humano.
Ranking de competitividade dos Estados em 2025
O ranking dos estados mais competitivos do país em 2025 ficou assim: no top 10, poucas mudanças, com predominância dos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. São Paulo, Santa Catarina e Paraná seguem no topo.
O meio da tabela tem grandes variações, com destaque para Sergipe na 12ª posição e Rio Grande do Norte na 16ª. O Pará caiu quatro posições e, junto com o Acre e Amapá, figura nas últimas colocações.
Confira o vídeo completo abaixo!