Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

Inflação recua em outubro e registra menor taxa para o mês em 27 anos – Jornal da Record

Em entrevista ao Jornal da Record, Matheus Ferreira, economista da Tendências Consultoria, comenta sobre o recuo da inflação em outubro, que registrou a menor taxa para o mês nos últimos 27 anos

O resultado de 0,09% da inflação de outubro é o menor para o mês desde 1998. O índice foi puxado principalmente pela queda nas contas de energia elétrica.

Matheus Ferreira, economista da Tendências, explica que, no mês anterior, diz que tínhamos a bandeira tarifária vermelha 2, além das chuvas abaixo da média. Agora, o cenário já deu uma melhorada, permitindo um acréscimo um pouco menor.

Outros itens, como alimentos e transporte também tiveram altas menores, o que contribuiu para a inflação mais baixa. 

A maior alta do mês foi no grupo “Vestuário”, com “Calçados e Acessórios” e “Roupas Femininas”. Em seguida, veio o grupo “Saúde e Cuidados Pessoais”, com “Produtos de Higiene” e “Planos de Saúde”. Em 12 meses, a inflação acumulada está em 4,68%. A tendência é terminar o ano dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Banco Central.

“A inflação PCA provavelmente vai terminar ao redor de 4,5% em 2025. Se o Banco Central está entre 1,5% e 4,5%, ele está cumprido a meta.”, explica Ferreira. 

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!