Inflação do que é básico corrói a renda dos brasileiros – BandNews
- Na Mídia
- 27/03/2025
- Tendências

Em entrevista à BandNews, Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria, fala sobre como a inflação dos itens básicos tem corroído a renda dos brasileiros.
A inflação dos itens básicos compromete cada vez mais o orçamento das famílias brasileiras. Muitos precisam tirar dali para pagar aqui. É uma verdadeira engenharia para conseguir colocar todas as contas em dia. O resultado disso é que não sobra muito para gastar com outras coisas depois de pagar as despesas obrigatórias e essenciais.
Comida, aluguel, luz, água, transporte, educação e saúde são contas básicas de cada família. Esse grupo de itens essenciais encerrou fevereiro com alta de 6% acima da inflação geral.
Quanto mais gastos com os itens essenciais, menos sobra para realizar outros desejos ou pagar dívidas e financiamentos, por exemplo. Essa sobra é chamada de renda disponível. Na média, está sobrando para o brasileiro 42% do salário. Dez anos atrás, o trabalhador podia contar com mais de 45% do orçamento após pagar os gastos essenciais.
“Isso prejudica também a quitação de dívidas. Você pode ter um aumento da inadimplência, porque esse poder de compra está menor. As pessoas estão comprometendo mais essa renda com esses itens essenciais.”, explica Isabela.
Confira a reportagem no vídeo abaixo!