Impactos operacionais e táticos da Reforma Tributária nas empresas: transição complexa antes da simplificação
- Reforma tributária
- 14/11/2024
- Tendências
Por: Mário Nazzari Westrup, Robinson Silva e Guilherme Venturini Floresti, consultores da Tendências Consultoria
A Reforma Tributária promete mudanças significativas no ambiente empresarial. Embora seu objetivo final seja simplificar o sistema tributário, as empresas enfrentarão desafios operacionais e táticos, especialmente durante a fase de transição, antes que seus benefícios possam ser reconhecidos.
Dois regimes em vigência simultaneamente
Inicialmente, as empresas precisarão se adaptar às novas regras contábeis para refletir os novos regimes de tributação, ao mesmo tempo que mantiverem a contabilização dos tributos atuais que continuarão vigendo. A transição exigirá maior atenção para garantir que as mudanças sejam devidamente incorporadas, dado que pode haver situações em que uma mesma operação tenha bases de cálculos distintas para os tributos atuais e os novos tributos, o que aumenta a complexidade. Logo, vê-se que este período trará novas demandas operacionais, incluindo a implementação de mecanismos inéditos de cobrança de tributos e uma revisão completa das obrigações acessórias e dos prazos de pagamento.
Efeitos na gestão fiscal
Além disso, a gestão fiscal será impactada diretamente. A adaptação de rotinas e a adequação dos sistemas de informação, como ERPs (Entreprise Resource Planning), serão fundamentais. As empresas precisarão investir tempo e recursos na atualização de seus processos internos para se manterem em conformidade com o novo cenário tributário, especialmente durante a transição.
Custos com compliance tributário
Por fim, um dos principais ganhos a médio e longo prazo será a redução dos custos de compliance tributário. A diminuição do número de tributos e a simplificação das regras trarão uma arrecadação menos complexa, o que, em última instância, aliviará as empresas em termos operacionais. Contudo, até que a simplificação seja alcançada, o caminho será de adaptação e complexidade, implicando maiores custos durante a transição.
Preparação é fundamental
A transição será desafiadora, mas com uma boa estratégia, e uma boa uma compreensão dos efeitos econômicos da Reforma Tributária, as empresas estarão preparadas para percorrer essa etapa, até que possam usufruir dos benefícios que serão trazidos no futuro.
Leia também: Os impactos da Reforma Tributária para além da alteração das alíquotas