Ibovespa hoje abre em alta reagindo a estímulos na China e apostas do Focus para economia; veja o que esperar para o pregão – Estadão
- Na Mídia
- 09/12/2024
- Tendências
Em semana de decisão de juros, investidores também monitoram discussões sobre pacote fiscal
O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,68%, aos 126.797 pontos nesta segunda-feira (9). As atenções do mercado estão nas novas previsões do boletim Focus em semana de decisão de juros.
A indicação é de alta para o Índice Bovespa hoje em função do bom desempenho das commodities nesta manhã. A nova iniciativa de estímulos à economia chinesa dá fôlego ao minério de ferro, enquanto o petróleo avança com o reforço da tensão na Síria.
Na semana da decisão de política monetária do Banco Central (BC), o investidor mantém o foco no quadro fiscal e repercute nova deterioração das estimativas para inflação e juros no relatório Focus.
“No Brasil, o fator China pode ajudar pontualmente, mas sem reverter o crescente mau humor com a situação interna”, disse Silvio Campos Neto, economista-sênior da Tendências Consultoria. Nesse sentido, afirma ele, os agentes permanecem atentos a eventuais notícias sobre a tramitação das medidas fiscais, com relatos de dificuldades para o avanço de ajustes BPC.
O que movimenta o Ibovespa hoje
China
O Politburo, principal órgão político da China, se comprometeu a implementar uma política fiscal ” mais proativa” e uma postura monetária “moderadamente frouxa” no ano que vem, segundo comunicado sobre uma reunião do grupo nesta segunda-feira (9).
O comitê, que reúne as 24 autoridades mais poderosas do país asiático sob a liderança do presidente Xi Jinping, sinalizou ainda a intenção de impulsionar o consumo “vigorosamente”, melhorar a eficiência dos investimentos e expandir a demanda doméstica “em todas as direções”.
Bolsas internacionais
As Bolsas de Hong Kong e na Europa reagiram positivamente ao anúncio chinês. Com isso, os preços do petróleo e metais básicos sobem. O índice DAX em Frankfurt renovou recorde histórico, mas já perde força com realização.
Nos EUA, os índices futuros chegaram a subir levemente, mas voltam a ficar sem direção única em meio a leves altas dos rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida americana).
Investidores aguardam os dados de inflação do país, que devem influenciar a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em 18 de dezembro, após o payroll de novembro reforçar expectativas de corte de 25 pontos-base.
Commodities
As ações ligadas ao setor de commodities operam em forte alta nos principais mercados acionários do mundo, em meio à escalada dos preços após anúncio da China. A instabilidade política na Síria também ajuda a sustentar os preços do petróleo.
Por volta das 10h10, o petróleo mostrava alta de 1,38% (WTI) e 1,15% (Brent), enquanto o minério de ferro fechou em alta de 1,57% na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) se valorizavam 3,42% no pré-mercado de Nova York. Enquanto isso, os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) avançavam 1,30%.
Boletim Focus
A mediana do boletim Focus para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024 subiu de 4,71% para 4,84%, acima do teto da meta. Já a mediana para 2025 subiu de 4,40% para 4,59%.
Enquanto isso, as previsões do boletim Focus para Selic mostraram avanço de 11,75% para 12% no fim de 2024. Para 2025, as previsões foram de 12,63% para 13,50%. Vale ressaltar que na terça-feira (10) se inicia o Comitê de Política Monetária (Copom) que deve trazer novas altas para os juros no País.
Entre os economistas, o consenso é de aumento de 0,75 pp da Selic na quarta-feira (11), enquanto a curva do Depósito Interbancário (DI) indica possibilidade de 1 pp.
“A perspectiva de uma Selic mais elevada em 2024 pode representar um desafio para o setor corporativo, sobretudo em relação ao custo de capital e à expansão de negócios. No entanto, também reforça a atratividade de empresas brasileiras que apresentem fundamentos sólidos e resiliência em um ambiente de juros altos”, diz João Kepler, CEO da Equity Fund Group.
“Investidores devem adotar cautela, priorizando ativos mais resilientes à alta de juros, como títulos pós-fixados e setores defensivos, enquanto avaliam oportunidades em mercados impactados pela restrição de crédito, como o varejo e a construção civil.”, ressalta Jefferson Laatus, chefe-estrategista do grupo Laatus
Pacote fiscal e mercado brasileiro
Preocupações com as contas públicas, inflação desancorada, a pressão do dólar acima de R$ 6 e a expectativa de aumento de juros mais agressivo devem continuar pesando sobre o mercado.
O pacote fiscal na Câmara fica no foco, com mudanças previstas em pontos como o BPC e o salário mínimo. A reforma tributária também está em pauta, com apresentação do parecer do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e a votação está marcada para quarta-feira (11).
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.
Reprodução. Confira o original clicando aqui!