Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

Brasil bate recorde de trabalhadores com diploma universitário: Taxa de desemprego entre quem fez faculdade é de 3,2%, mas salário médio diminuiu na última década – Globo

O Brasil nunca teve tantos trabalhadores com ensino superior completo, mas muitos ocupam vagas que não exigem essa formação. E, na última década, o salário médio de quem fez faculdade diminuiu. 

Em 12 anos, desde que o IBGE começou a fazer essa pesquisa, o número de pessoas com diploma de curso superior praticamente dobrou no mercado de trabalho. Hoje, são mais de 24 milhões. A taxa de desemprego entre quem fez faculdade é a mais baixa já registrada, pouco mais de 3%.

O economista Lucas Assis diz que já dá para falar em uma tendência. “Nas últimas décadas, de um modo geral, houve uma massificação do acesso ao ensino superior e isso se refletiu no mercado de trabalho. Essa é uma tendência que deve prevalecer nos próximos anos, com um contingente ainda bastante elevado de pessoas escolarizadas.”

Os números só desandam quando o assunto é a renda. Levando em conta a inflação, o salário médio de quem tem diploma universitário caiu quase 12% em 12 anos. É que o mercado de trabalho não oferece vagas suficientes para absorver os mais qualificados. Hoje, um em cada três trabalhadores tem formação acima da exigida na função que ocupa. 

“A gente viu um aumento da quantidade de pessoas com ensino superior, mas, ao mesmo tempo, um aumento da informalidade desse grupo e uma redução da renda. Então, são mais pessoas trabalhando por conta própria, em aplicativo, sem carteira assinada, mas que contam com o ensino superior”, explica Assis.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!