4 ferramentas de gestão e planejamento para a sua empresa em 2025
- Análise setorial e regional Macroeconomia e política
- 03/02/2025
- Tendências
É com o intuito de auxiliar no planejamento e na gestão da sua empresa, bem como apoiar a tomada de decisão, que a área de Macroeconomia e Análise Setorial da Tendências Consultoria desenvolve análises e projeções atualizadas periodicamente. Conheça mais sobre essas soluções neste artigo:
Cenários de Longo Prazo
Relatório contendo estimativas para mais de 40 variáveis macroeconômicas para um período de 10 anos à frente, atualizado trimestralmente. Abrange três cenários possíveis: básico, pessimista e otimista.
As principais variáveis projetadas são: crescimento do PIB (agricultura, indústria, serviços, consumo das famílias e investimentos); inflação no atacado e varejo (IPCA e IGP-M); juros (Selic e TJLP); taxa de câmbio; emprego, contas públicas (resultado primário, resultado nominal, relação dívida/PIB) e contas externas (exportações, importações, entrada e saída de capital, reservas e endividamento externo).
Conjuntura Mensal
Relatório que analisa a conjuntura política e econômica brasileira recente e apresenta cenários de curto prazo (para os próximos 12 a 18 meses) para os principais indicadores.
Relatórios Setoriais
Análises e projeções para 12 grandes cadeias produtivas do país atualizadas mensalmente ou trimestralmente. Cada relatório apresenta uma cobertura sistematizada dos principais indicadores do setor, detalhando os últimos resultados, com análises prospectivas acompanhadas de projeções para os anos corrente e seguinte.
As cadeias analisadas são: ‘Agronegócio, Alimentos e Bebidas’, Automotivo, ‘Biocombustíveis e açúcar’, ‘Embalagens, petroquímico, celulose e papel’, Comércio varejista, Construção civil, ‘Crédito e sistema financeiro’, Energia, ‘Investimentos e bens de capital’, ‘Mineração e siderurgia’, ‘Telecom e TI’ e ‘Transporte e logística’.
Cenários Regionais e Estaduais de Atividade Econômica
Projeções econômicas atualizadas trimestralmente para as 5 regiões geográficas do Brasil (N, NE, S, SE, CO) para os próximos dez anos e para as 27 unidades da federação para o ano corrente e seguinte.
Para a perspectiva regional, são feitas projeções para o PIB total e aberturas (indústria, agropecuária e serviços) e para 27 setores da indústria e 13 da agropecuária. Além disso, são apresentados cenários regionais para renda domiciliar aberta pelos seus três principais componentes – renda do trabalho, benefício previdenciário e Bolsa Família –, bem como estimativas para demografia (população, população em idade ativa – PIA, população economicamente ativa – PEA, ocupados e taxa de desemprego) e vendas do comércio.
Já para a perspectiva estadual, são feitas projeções para um grupo mais conciso de variáveis: PIB total, PIB agropecuário, produção industrial, vendas no comércio (PMC), massa de renda e força de trabalho (PIA).
Qual dessas soluções da Tendências seria mais útil para você e sua empresa em 2025? Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais.
Leia também: Palestras e reuniões personalizadas: conhecimento econômico aplicado ao sucesso empresarial