Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

Mercado de trabalho está conseguindo absorver oferta de mão de obra, diz especialista – CNN Brasil

Economista Lucas Assis destaca que o nível de ocupação atingiu alguns dos seus maiores patamares, refletindo o aquecimento da atividade econômica

O mercado de trabalho brasileiro está demonstrando uma capacidade notável de absorver a oferta de mão de obra, segundo análise do economista Lucas Assis, da Tendências Consultoria.

Em sua participação no programa WW da CNN Brasil, o especialista destacou que o cenário atual reflete um aquecimento significativo da atividade econômica no país.

De acordo com Assis, o nível de ocupação, indicador que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade ativa, atingiu alguns dos seus maiores níveis recentemente.

“De fato, o mercado de trabalho está conseguindo absorver essa oferta de mão de obra, e o aquecimento da atividade econômica reflete nessa expansão por demanda por trabalho”, explicou o economista.

Mudança na dinâmica do desemprego

O analista ressaltou uma mudança importante na dinâmica do desemprego no Brasil. Se antes a queda na taxa de desemprego era atribuída principalmente a uma menor procura por trabalho, agora ela se dá majoritariamente pela geração efetiva de empregos.

“Hoje ela se dá muito mais pela geração de emprego e essa absorção ocorre por parte dos empregadores”, afirmou Assis.

Esta nova realidade contrasta com o cenário descrito pelo professor José Pastore, mencionado durante a entrevista, que historicamente apontava o trabalhador brasileiro como um “risco” e não um “ativo” para as empresas, devido aos altos custos e riscos trabalhistas.

A atual configuração do mercado de trabalho sugere uma mudança de perspectiva por parte do setor produtivo, que parece estar reconhecendo cada vez mais o valor do capital humano.

Essa tendência pode indicar um movimento positivo em direção a uma relação mais equilibrada entre empregadores e colaboradores, potencialmente beneficiando a economia como um todo.

Reprodução. Confira o original clicando aqui!