Tendências Consultoria Econômica

  • Português
  • English
Edit Template

País tem 2,1 milhões de trabalhadores de plataformas digitais, aponta IBGE – Jornal da Globo

O IBGE divulgou informações sobre trabalhadores que utilizam plataformas digitais, como entregadores e motoristas de aplicativos.

Em 2022, o Brasil tinha 1,5 milhão de pessoas nessas ocupações, o que representa 1,7% da população ocupada no setor privado. Entregadores e motoristas são as duas principais categorias desse tipo de trabalho.

A pesquisa também mostrou que, quem trabalha com plataformas, fica muitas horas no batente. A média é de 46 horas por semana, contra 40 horas dos demais ocupados. Esses trabalhadores também têm uma escolaridade intermediária, rendimentos mais baixos e a maioria não tem carteira assinada.

“É preciso dar uma atenção às condições de trabalho dessas pessoas, que contam com longas jornadas e sem uma estabilidade, já que elas são altamente dependentes dessas plataformas para gerar uma renda. Então, se de um lado os aplicativos permitiram com que muitas pessoas pudessem contar com uma oportunidade de se gerar renda do trabalho, por outro eles colocam um desafio adicional, que é garantir condições mínimas de trabalho para essa população.”, aponta Lucas Assis, consultor da Tendências.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!