30 anos do Plano Real expõe sucesso da ação que controlou hiperinflação no país – Jornal da Band

30 anos do Plano Real expõe sucesso da ação que controlou hiperinflação no país - Jornal da Band

Em entrevista ao Jornal da Band, Maílson da Nóbrega, ex-Ministro da Fazenda e sócio fundador da Tendências, comenta os 30 anos do Plano Real e o sucesso no controle da hiperinflação no Brasil.

A entrada em circulação do Real em 1º de julho de 1994 mudou o cenário de uma inflação que, no acumulado em 12 meses, chegou a 4.922% em junho do mesmo ano, às vésperas do lançamento da nova moeda.

Antes do Real, existiram diversas moedas no Brasil desde os réis: Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo e Cruzeiro Real.

Maílson da Nóbrega diz que figuras de destaque na história do país, como presidentes e imperadores, já haviam aparecido em tantas notas que as imagens estavam ficando escassas. Ele conta que, em determinado momento, alguém brincou dizendo que “daqui a pouco, só vai botar animal nessa nota”. E não é que foi isso mesmo que aconteceu?

O presidente Itamar Franco havia assumido o poder depois do impeachment de Fernando Collor, a inflação não dava sinais de fraqueza e o presidente queria um plano econômico para marcar seu governo. Fernando Henrique Cardoso foi escolhido Ministro da Fazenda e formou uma nova equipe econômica, composta em sua maioria por professores e estudantes da PUC do Rio de Janeiro.

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo!

Compartilhe essa postagem:

Como podemos te ajudar? Entre em contato conosco por telefone ou envie um e-mail.