Tendências Newsletter – Maio de 2022

PARA LER

As três chaves para a corrida presidencial

Recentemente, houve uma onda de pesquisas eleitorais, o que contribuiu para um melhor entendimento da conjuntura atual. Nossa leitura é de que, apesar da falta de movimentação mais expressiva entre os diferentes candidatos, os resultados expressam com clareza os desafios dos projetos petistas e bolsonaristas. A avaliação da Tendências é de que três grupos de eleitores aparecem como chaves para o acompanhamento da disputa presidencial: mais vulneráveis (economia), evangélicos (conservadorismo) e eleitores que votaram nulo no segundo turno em 2018 (comparação de rejeição). (Leia mais)

PARA LER

PIB do Centro-Oeste e Norte serão destaques positivos no biênio 2022-23

Em termos qualitativos, a visão cautelosa da Tendências acerca das perspectivas de crescimento da economia brasileira mantém a projeção de variação nula do PIB nacional em 2022 e de alta em 2023, ainda que a estimativa deste ano possua viés de alta. A despeito dos novos fatos – de um lado, a valorização das commodities e os gastos fiscais e monetários, e de outro, a revisão baixista do crescimento mundial e a inflação pressionada -, o amplo conjunto de informações disponíveis acerca do cenário macroeconômico, político e sanitário subsidia a visão de baixo dinamismo do PIB no biênio 2022-23. Todavia, considerando as disparidades econômicas intranacionais, a Tendências estima que, no período, Norte e Centro-Oeste devam mostrar melhor desempenho entre as regiões, enquanto o Sul deva apresentar dinâmica menos positiva da atividade econômica. (Leia mais)

NA MÍDIA

Saneamento: cidades atendidas por estatais que não conseguiram comprovar capacidade de cumprir metas devem buscar outras prestadoras

Na prática, isso abre espaço para a atuação de concessionárias privadas, com concessões ou Parcerias Público-Privadas (PPPs). Em matéria especial do jornal O Globo, o sócio e diretor da Tendências Eric Brasil fala sobre esse cenário, com foco para os pequenos municípios, de até 50 mil habitantes, que têm maiores desafios na universalização dos serviços. (Leia mais)

Projeções 2022 2023
Juros (Selic)
13,3%
9,0%
Câmbio (R$/US$)
5,05
5,35
Inflação (IPCA)
8,5%
4,5%
PIB
0,0%
1,3%
Taxa de desemprego
10,8%
10,6%
Massa de renda
2,2%
4,0%

Acompanhe as nossas redes sociais:

Gostaria de auxiliar a Tendências a aprimorar essa newsletter? Clique aqui e responda a nossa pesquisa.
Leva apenas 2 minutos.

Caso queira receber a newsletter mensal da Tendências por e-mail, cadastre-se aqui.

Acesse todos os serviços e produtos

Recuperação de senha

[rescuperar_senha]

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login