Tendências Newsletter – Junho de 2022

PARA LER

Construção da reeleição não se esgota com novo pacote

A mais recente pesquisa Datafolha reforçou o cenário de vitória do ex-presidente Lula em primeiro turno. O resultado favorável à troca de poder em 2022 é resultado da perversa combinação de rejeição ao governo com desconfiança com relação à pessoa do presidente Bolsonaro. Assim, os estrategistas governistas precisam construir a reeleição, alterando o sentimento natural da maioria do eleitorado pelo voto na oposição.

Essa construção tem efeitos negativos para a agenda econômica e entra cada vez mais em choque com a estabilidade institucional. De saída, o nível de incerteza decorrente desse senso de urgência do governo deve aumentar, mesmo que o presidente não implemente as escolhas mais voluntaristas presentes no cardápio sugerido pelo seu núcleo político. A tendência é de reforço do voluntarismo com a proximidade do calendário eleitoral. (Leia mais)

PARA ASSISTIR

Evento discute criação de novo guia de fusões e aquisições verticais

Confira a gravação do evento “Café com Debate” promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC), que discutiu, entre outros temas, a criação de um guia de fusões e aquisições verticais (Guia V) previsto até o final de 2022. Adriana Perez, economista da Tendências, participou como moderadora do debate.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o IBRAC instituíram um Grupo de Trabalho conjunto que será responsável pela elaboração do Guia V e pela condução de estudos e pesquisas sobre o tema. Adriana Perez será Coordenadora do Grupo de Trabalho de Fusões Verticais pelo IBRAC. (Saiba mais)

NA MÍDIA

ESG: desafios para integração à estratégia de negócios

Em artigo publicado no Blog Impacto Social da Exame, a economista da Tendências Mariana Palandi aponta os principais desafios para a integração ESG ao modelo de negócios e às decisões estratégicas das empresas. (Leia mais)

Projeções 2022 2023
Juros (Selic)
14,0%
10,8%
Câmbio (R$/US$)
5,05
5,25
Inflação (IPCA)
8,5%
4,5%
PIB
1,0%
0,7%
Taxa de desemprego
10,0%
9,9%
Massa de renda
3,4%
4,0%

Acompanhe as nossas redes sociais:

Gostaria de auxiliar a Tendências a aprimorar essa newsletter? Clique aqui e responda a nossa pesquisa.
Leva apenas 2 minutos.

Caso queira receber a newsletter mensal da Tendências por e-mail, cadastre-se aqui.

Acesse todos os serviços e produtos

Recuperação de senha

[rescuperar_senha]

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login