Tendências Newsletter – Janeiro de 2021

PARA LER

Apenas o Norte deve superar os efeitos econômicos da pandemia em 2021

A perspectiva de crescimento da economia brasileira este ano não será suficiente para garantir a recuperação do nível de atividade verificado no período anterior à pandemia. Todavia, considerando as disparidades econômicas entre as regiões, a Tendências projeta que, em 2021, a região Norte será a única a exceder o PIB registrado em 2019. Já sob a ótica intrarregional, somente sete estados devem encerrar este ano com PIB acima do patamar pré-pandemia: Amazonas, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. (Leia mais)

PARA LER

Selic deve subir em março e atingir 4,0% até o final do ano

Diante das informações disponibilizadas pelo Copom após sua última reunião, a Tendências revisou suas expectativas para a evolução da taxa básica de juros nos próximos meses. O cenário básico passa a contemplar elevação na Selic a partir da reunião de março, na magnitude de 25 bps, com a taxa alcançando 4,0% ao final do ano. A leitura é de que o endurecimento do tom da ata, em um contexto de riscos fiscais elevados e de maior persistência das pressões inflacionárias, torna mais provável o movimento de alta já no próximo encontro do Copom, nos dias 15 e 16 de março. (Leia mais)

PARA LER

Resultados revelados pelas primeiras estatísticas do Pix

O Pix, arranjo de pagamentos instituído pelo Banco Central, começou a funcionar oficialmente em 16 de novembro de 2020 e, embora pouco tempo tenha transcorrido desde então, já ganhou significativa relevância entre seus usuários. Resta saber se o êxito se estenderá também ao cumprimento dos objetivos do BC com sua a criação, que são principalmente a ampliação da competitividade e a democratização do acesso a serviços financeiros. (Leia mais)

Projeções 2020 2021
Juros (Selic)*
2,0%
4,0%
Câmbio (R$/US$)*
5,20
4,85
Inflação (IPCA)*
4,5%
3,4%
PIB
-4,4%
2,9%
Taxa de desemprego
13,6%
15,6%
Massa de renda
-3,0%
1,3%

* O número de 2020 refere-se a dado realizado.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Caso queira receber a newsletter mensal da Tendências por e-mail, cadastre-se aqui.

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login