O papel da análise econômica para fortalecer o setor de mídia Out of Home
- Economia do direito
- 14/04/2025
- Tendências

O setor de mídia Out of Home (OOH) — aquele que está presente em ruas, shoppings, aeroportos e diversos outros espaços públicos — faz parte do nosso cotidiano, mas ainda é pouco conhecido em termos de dados, funcionamento e importância econômica.
Foi justamente para preencher essa lacuna que a Tendências Consultoria desenvolveu um estudo econômico inédito sobre o setor, a partir de uma iniciativa conjunta das principais entidades que representam a atividade no Brasil: a ABOOH (Associação Brasileira de Mídia Out of Home), a Central de Outdoor e a Fenapex (Federação Nacional da Publicidade Exterior).
Por que esse estudo era necessário?
As associações do setor identificaram que, apesar da presença cotidiana da mídia OOH, ainda existe um grande desconhecimento — tanto por parte do público em geral quanto de formuladores de políticas públicas — sobre sua função e seus impactos.
Nesse contexto, o trabalho da Tendências consistiu em estruturar um estudo capaz de reunir e analisar, de forma técnica e independente, os principais dados econômicos do setor, além de avaliar sua relevância econômica e social.
Nossa atuação envolveu:
- Coleta e organização dos dados fornecidos pelas entidades do setor;
- Análise agregada e confidencial das informações;
- Avaliação do papel econômico e social da atividade OOH;
- Elaboração de um infográfico com os principais resultados, pensado como ferramenta prática para conversas com stakeholders.
Resultado: uma referência para o setor de OOH
O estudo desenvolvido pela Tendências se consolidou como um material de referência sobre o setor de mídia Out of Home no Brasil. O estudo tem contribuído para dar visibilidade à atividade, na atuação das associações junto à imprensa e ao poder público e no fortalecimento do posicionamento institucional do setor.
Mais do que dados, o estudo entregou argumentos qualificados para que os diversos atores do ecossistema de mídia OOH possam demonstrar, com evidências, a relevância dessa atividade para a economia e para a sociedade.
Leia mais: Flexibilização do uso do GLP: estudos da Tendências embasam decisão da ANP