Sócios

GUSTAVO LOYOLA

Diretor-Presidente da Tendências, é Doutor em economia pela EPGE-FGV, foi Diretor de Normas do Mercado Financeiro e posteriormente Presidente do Banco Central, por duas vezes (1992-1993 e 1995-1997). Participa de conselhos de administração de diversas empresas. Foi escolhido “Economista do Ano” em 2014, pela Ordem dos Economistas do Brasil.

NATHAN BLANCHE

Empresário do mercado financeiro, foi presidente da ANORO. Dedicou-se à normatização e desenvolvimento dos mercados de ouro e câmbio, inclusive, dos mercados futuros. Posteriormente, tornou-se sócio fundador da Tendências.

ERNESTO M. GUEDES FILHO

É Diretor e sócio fundador da Tendências, onde lidera a equipe de Estudos, Projetos e Pareceres e integra o Conselho Deliberativo. Tem mais de 30 anos de experiência em consultoria econômica, tendo trabalhado anteriormente no Ministério do Planejamento e da Fazenda e em instituição financeira. Sua atuação inclui a regulação dos planos de estabilização econômica na década de 1980, a implantação de sistemas de dados e comunicação de suporte em consultoria econômica, o desenvolvimento de área de projeção de preços e inflação em consultoria econômica e a criação e o desenvolvimento da área de Direito e Economia na Tendências, com a elaboração de pareceres, a realização de perícias e atuação como expert em tribunais nos mais variados campos da economia e das finanças. É economista formado pela FEA/USP, com curso de mestrado na Fipe/USP.

DENISE DE PASQUAL

Economista com graduação pela Universidade de São Paulo, pós-graduação em economia do setor financeiro pela Fipe-USP e especialização em Administração para Graduados pela FGV, atuou como pesquisadora na Fipe e no Iesp (1992-1994). É Diretora Comercial da Tendências.

MAILSON DA NÓBREGA

Economista, foi ministro da Fazenda de 1988 a 1990, após longa carreira no Banco do Brasil e no setor público. Como ministro, presidiu o Conselho Monetário e o Confaz e integrou os boards do FMI, do Banco Mundial e do BID. Participa de conselhos de administração de empresas e é colunista da revista Veja. Foi eleito Economista do Ano de 2013 pela Ordem dos Economistas do Brasil e escreveu seis livros.

ALESSANDRA RIBEIRO

Mestre em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como analista de mercados na BM&FBovespa e, na Tendências, já foi responsável pela área internacional, mercados financeiros, atividade, inflação e política monetária. Atualmente, é Diretora da área de Macroeconomia e Análise Setorial.

CAMILA SAITO

Mestre em Economia da FGV-SP e economista graduada pela FEA-USP. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria econômica. Na Tendências é coordenadora de trabalhos especiais de cenários regionais e de classes de renda.

FREDERICO ESTRELLA VALLADARES

Economista graduado pela UFMG, com pós-graduação em administração financeira pela Fundação Dom Cabral e mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV-RJ. Trabalhou como analista de planejamento na Samarco Mineração. É Diretor da área de finanças corporativas da Tendências.

RAFAEL CORTEZ

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor universitário, é especialista em instituições brasileiras, política comparada e economia política. Na Tendências, responde pela análise política.

FABIANA TITO

Doutora em Teoria Econômica pela FEA-USP, Mestre em Economia da Concorrência e Regulação pelas Instituições Universitat Pompeu Fabra e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e economista graduada pela FEA-USP, com especialização na FGV-SP em Direito Econômico. Foi Coordenadora-Geral da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça de 2004 a 2007. Possui experiência em consultorias internacionais da área antitrust e trabalhou na Autoridade da Concorrência Britânica (Competition Commission) em 2009. Sócia da Tendências, é também reconhecida pelo Who’s Who Legal Consulting Experts (2017, 2018 e 2019) e Diretora de Economia do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) (2020-2021), após quatro anos atuando como Conselheira do Instituto (2016-2017 e 2018-2019).

ERIC BRASIL

Doutor e Mestre em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada a Negócios da FECAP, onde também atua como pesquisador e professor de microeconomia e análise econômica dos cursos de graduação. Foi membro independente do Conselho de Administração do Grupo Ultrafarma. É sócio da Tendências, onde possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de estudos, projetos e pareceres econômico-financeiros.

WALTER DE VITTO

Mestre em economia pela FEA-USP e administrador de empresas pela FGV-SP. Possui experiência nos setores público (ARTESP) e privado (Banco Votorantim). Na Tendências, é coordenador de trabalhos especiais de inteligência de mercado em suprimentos, sendo também o principal responsável pelos setores de Energia elétrica e Petróleo, gás & derivados.

SILVIO CAMPOS NETO

Mestre em economia pela FGV-SP e economista graduado pela FEA-USP. Atuou por seis anos como economista-chefe do Banco Schahin e é professor de macroeconomia das Faculdades Oswaldo Cruz. Economista-sênior da Tendências desde 2011, é responsável pelo acompanhamento de mercados e economia internacional.

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login