Estudos sob demanda

ERNESTO M. GUEDES FILHO

É Diretor e sócio fundador da Tendências, onde lidera a equipe de Estudos, Projetos e Pareceres e integra o Conselho Deliberativo. Tem mais de 30 anos de experiência em consultoria econômica, tendo trabalhado anteriormente no Ministério do Planejamento e da Fazenda e em instituição financeira. Sua atuação inclui a regulação dos planos de estabilização econômica na década de 1980, a implantação de sistemas de dados e comunicação de suporte em consultoria econômica, o desenvolvimento de área de projeção de preços e inflação em consultoria econômica e a criação e o desenvolvimento da área de Direito e Economia na Tendências, com a elaboração de pareceres, a realização de perícias e atuação como expert em tribunais nos mais variados campos da economia e das finanças. É economista formado pela FEA/USP, com curso de mestrado na Fipe/USP.

FABIANA TITO

Doutora em Teoria Econômica pela FEA-USP, Mestre em Economia da Concorrência e Regulação pelas Instituições Universitat Pompeu Fabra e Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e economista graduada pela FEA-USP, com especialização na FGV-SP em Direito Econômico. Foi Coordenadora-Geral da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça de 2004 a 2007. Possui experiência em consultorias internacionais da área antitrust e trabalhou na Autoridade da Concorrência Britânica (Competition Commission) em 2009. Sócia da Tendências, é também reconhecida pelo Who’s Who Legal Consulting Experts (2017, 2018 e 2019) e Diretora de Economia do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) (2020-2021), após quatro anos atuando como Conselheira do Instituto (2016-2017 e 2018-2019).

ERIC BRASIL

Doutor e Mestre em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada a Negócios da FECAP, onde também atua como pesquisador e professor de microeconomia e análise econômica dos cursos de graduação. Foi membro independente do Conselho de Administração do Grupo Ultrafarma. É sócio da Tendências, onde possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de estudos, projetos e pareceres econômico-financeiros.

ALEXANDRE SOARES

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade São Paulo (IFSC/USP). Possui MBA Executivo em Business Analytics e Big Data pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

CARLA ROSSI

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP e graduada em economia pela FEA-USP.

ANDRÉ RICARDO NOBORIKAWA PAIVA

Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Possui MBA em Gestão Financeira e Econômica de Tributos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

LEONARDO PALHUCA

Bacharel em Administração Pública com trilha em finanças pela FGV-SP e Mestre em Economia pela Albert-Ludwigs-Universitat Freiburg, Alemanha.

MIRELA SCARABEL

Doutora e Mestra em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Tem mais de 6 anos de experiência no mercado financeiro.

RODOLFO ARAÚJO DE OLIVEIRA

Mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor de economia na pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

GUILHERME VENTURINI

Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). Graduando do Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Andre Mancha

Doutorando em Economia dos Negócios pelo Insper, com foco em Microeconomia Aplicada. Mestre em Ciências Econômicas pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Gabriela Orsini

Mestre em Economia pela Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha. Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Possui experiência em consultorias econômicas no Brasil e no exterior.

Fábio Tieppo

Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Melissa Borges Onha

Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-graduanda em Opinião Pública e Inteligência de Mercado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui vasta experiência na elaboração de análises e pareceres técnicos contábeis, econômicos e financeiros, inclusive atuando como Perita Judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo e na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. É professora do curso de extensão em matemática financeira aplicada às operações bancárias da PUC/SP.

Priscila Kneipp Wilhelm

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade (ECA/USP).

MARIANA PALANDI

Mestre em Administração de Empresas pelo Insper e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui experiência em estratégia de negócios e finanças corporativas, incluindo modelagem econômico-financeira de empresas de diversos setores.

MARIO NAZZARI WESTRUP

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Possui MBAs em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Finanças e Mercado de Capitais pelo Instituto de Finanças de Nova Iorque (NYIF). Bacharel em Ciências Contábeis pela UNESC e em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui experiência em estratégia, M&A e mercado de capitais, além de pesquisar temas relacionados a governança e a estratégia política das organizações. É certificado pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).

ADRIANA PEREZ

Doutora em Economia pela Université de Toulouse, na França, Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em organização de mercados, econometria aplicada, regulação e defesa da concorrência sobre diversos segmentos, desde o mercado financeiro e de meios de pagamento até os mercados de infraestrutura. Atuou como pesquisadora e professora na FGV-RJ, como gestora de Pesquisa e Desenvolvimento da área de risco de crédito do Itaú-Unibanco, como professora no Insper e como consultora no Banco Mundial. É professora do mestrado em economia e finanças da FGV-SP.

RAFAEL DE BRAGA CASTILHO

Doutor e Mestre em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), com passagem como aluno visitante de doutorado na Universidade Pompeu Fabra, na Espanha. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui experiência em consultoria econômica na área de defesa da concorrência.

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login