2021 em Perspectiva

Todo mês de dezembro a Tendências promove um evento exclusivo para clientes apresentando as perspectivas para o próximo ano de um ponto de vista político e econômico. Como atualmente estamos vivendo um cenário de pandemia, em 2020 ele foi online e gratuito, excepcionalmente aberto para clientes e não clientes.

Na manhã do último dia 16, o “2021 em Perspectiva” proporcionou ao público uma oportunidade única para entender mais sobre o cenário para o próximo ano, saber onde estão os principais riscos e desafios para a economia brasileira e conhecer quais serão os próximos passos do país, além de ficar por dentro das projeções de renomados nomes da economia. Participaram do evento a Diretora Presidente da Tendências, Elizabeth Farina, a Diretora Comercial da Tendências, Denise de Pasqual, a Diretora da área de Macroeconomia e Análise Setorial da Tendências, Alessandra Ribeiro, o ex-Ministro da Fazenda e sócio da Tendências, Maílson da Nóbrega, e o ex-Presidente do Banco Central e sócio da Tendências, Gustavo Loyola.

A programação incluiu, além da abertura realizada por Elizabeth Farina e Denise de Pasqual, uma apresentação do cenário básico esperado para 2021 feita por Alessandra Ribeiro, que incluiu dados e explicações sobre os quadros internacional e doméstico. Dentre os tópicos que tiveram destaque estão as expectativas para o processo heterogêneo de recuperação da economia brasileira nos diversos setores, bem como as projeções da Tendências para o Produto Interno Bruto (total e segmentado por regiões), para o mercado de trabalho, para a massa de renda total e o consumo (inclusive por classes de renda), para a inflação e a taxa de juros, para o câmbio e para a produção em segmentos específicos (veículos automotores, indústria extrativista e alimentos).

Em seguida, houve um debate com Maílson da Nóbrega e Gustavo Loyola, que responderam perguntas dos espectadores a respeito de diversos temas como a interpretação dos cenários apresentados à luz do quadro político, os riscos para a inflação e o comportamento do Banco Central com relação à condução da política monetária e à manutenção do câmbio, o cenário para o crédito no pós-pandemia, as expectativas para as relações externas, entre outros.

Ao longo de todo o evento, foi solicitado que o público respondesse uma enquete com quatro perguntas de múltipla escolha. Confira os resultados obtidos:

A gravação completa do “2021 em Perspectiva” pode ser assistida abaixo ou diretamente no canal da Tendências no YouTube, nesse link. Para visualizar e baixar o material utilizado por Alessandra Ribeiro em sua apresentação, clique aqui.

Acesse todos os serviços e produtos

Faça seu login