E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

FAQ - Perguntas Frequentes

Quem são os sócios da Consultoria?
A Tendências tem como sócios Gustavo Loyola, Nathan Blanche, Ernesto Moreira Guedes Filho, Denise de Pasqual, Frederico Estrella Valladares, Adriano Pitoli, Amaryllis Romano, Alessandra Ribeiro, Márcio Nakane e Elizabeth Farina.

Como contrato os serviços da Tendências?
A Tendências tem uma gama de produtos que podem ser contratados de forma avulsa ou em bases regulares. Elabora também estudos, análises e pareceres sob demanda em áreas que envolvam conhecimento econômico. Nesse caso, após a solicitação do cliente e exposição do problema, uma análise é feita pelos nossos consultores, resultando numa definição do escopo do que será realizado e uma correspondente proposta de trabalho expondo esse entendimento e escopo e definindo prazos e honorários. Nossa equipe poderá auxiliá-los na identificação de quais dos nossos serviços são os mais adequados ao atendimento de suas necessidades.

Os serviços da Tendências são vendidos em pacotes?
Não. Para os serviços regulares, o cliente é quem decide quais são os produtos que deseja. Uma das formas é montar o seu “programa de consultoria” escolhendo, dentre os produtos oferecidos, aqueles que atendem às suas necessidades. Assim, o cliente pode combinar relatórios de áreas e periodicidades distintas com reuniões, conferências ou atendimento personalizado. No caso de estudos sob demanda e pareceres, após a solicitação do cliente e exposição do problema, uma análise é feita pelos nossos consultores, resultando numa definição do escopo do que será realizado e uma correspondente proposta de trabalho expondo esse entendimento e escopo e definindo prazos e honorários.

Por que contratar a Tendências?
Os trabalhos da Tendências têm por objetivo auxiliar o cliente na tomada de decisões que envolvam aspectos de natureza econômica. Para isso, a Tendências conta com renomados consultores e é a única consultoria econômica que possui simultaneamente áreas que acompanham regularmente a conjuntura macroeconômica e o dia-a-dia dos principais setores da economia brasileira. A excelência técnica e assertividade das nossas projeções agregam valor ao trabalho de sua empresa nas áreas de planejamento, marketing, inteligência de mercado, supply chain, entre outras. Somos a consultoria que mais acerta no ranking Top Five do Banco Central; e somos a única consultoria a figurar no Global Competition Review, publicação inglesa que traz as 20 melhores empresas na área de Defesa da Concorrência. Os estudos econômicos e cenários feitos com exclusividade e confidencialidade ajudam empresas a tomar decisões estratégicas no longo prazo. Os pareceres econômicos, perícias e assistências técnicas e outros trabalhos na área da Economia do Direito auxiliam a defesa dos clientes da Tendências em disputas comerciais e contenciosos administrativos, regulatórios, arbitrais e judiciais. Os serviços de assessoria financeira para investidores, acionistas e executivos das empresas, com foco no desenvolvimento de soluções de finanças corporativas, contribuem para a agregação de valor aos negócios. Neste campo, a atuação da Tendências inclui o desenvolvimento de estratégias para posicionamento das empresas, a avaliação do negócio e a prospecção e estruturação de oportunidades de investimentos.

Quais os produtos da Tendências voltados para área de inteligência de mercado e de marketing?
Traçamos cenários de curto e médio prazo para os principais setores da economia brasileira, auxiliando as áreas de inteligência de mercado a mapear e avaliar a situação de seus clientes. Tais cenários podem ser adquiridos na forma de relatórios regulares (semanal ou mensal), reuniões presenciais periódicas ou conference calls. Também é possível montarmos uma solução sob medida para o acompanhamento efetuado pela sua área de inteligência de mercado.

Como eu contrato os serviços?
Entre em contato com nossa área de vendas (telefone 11 3052.3311 ou e-mail: vendas@tendencias.com.br) informando sua necessidade ou dúvida.

Posso receber uma amostra dos relatórios produzidos regularmente?
Sim. Antes de tornar-se nosso cliente você pode ter acesso aos produtos e serviços regulares por um período de 30 dias sem custo. Nesse período, você receberá nossos relatórios e terá acesso ao atendimento personalizado e às conferências que organizamos mensalmente com nossos clientes. É uma excelente oportunidade para avaliar nossos serviços e para identificarmos juntos qual a melhor forma de atender a sua demanda. No caso de demandas específicas, os nossos consultores irão, após identificar suas necessidades, elaborar uma proposta de estudo econômico ou de parecer que torna claro o entendimento do problema e as soluções que poderão ser desenvolvidas.

Posso ter acesso a todos os produtos que eu quiser durante o período de demonstração?
Quase todos. As únicas exceções são o Banco de Dados Séries Históricas e as análises de longo prazo (Cenários de Longo Prazo e Cenários Regionais). Nesse último caso, podemos encaminhar uma amostra de um relatório anterior, sem as projeções para 10 e 5 anos respectivamente. No caso de demandas específicas (projetos), os serviços somente serão desenvolvidos, com exclusividade, após a elaboração de proposta e contratação pelo cliente.

Preciso comprar vários ou posso adquirir um único relatório?
O cliente é quem decide. Pode comprar um único relatório ou vários relatórios. Caso adquira vários relatórios em bases regulares, ele se beneficiará de um desconto por volume de contratação.

Qual o prazo mínimo de contratação para serviços regulares? Tenho desconto se contratar um pacote de serviços ou o preço é o mesmo?
O prazo mínimo de contratação é de seis meses (produtos e serviços em bases regulares). Volumes e prazos maiores são fatores de desconto que utilizamos em nossas práticas comerciais.

Existe algum produto contendo projeções para prazos mais longos?
Sim. A Tendências elabora cenários de longo prazo para a economia brasileira, para seus principais setores e para a renda da população por classe de renda. Temos um serviço regular denominado Cenários de Longo Prazo, que traça cenários para a economia brasileira para os próximos 10 anos, com relatórios trimestrais e uma reunião presencial anual com um consultor econômico. Adicionalmente temos Cenários Regionais Setoriais de PIB e Renda por Classe de Renda, que traçam cenários para as Regiões Geográficas do Brasil para os próximos 5 anos, com 4 relatórios trimestrais e uma reunião com um consultor de análise setorial.

Para demandas específicas de projeções de longo prazo, fazemos estudos sob encomenda. Efetuamos, por exemplo, cenários para uma unidade da Federação para os próximos 30 anos, bem como cenários para setores ou produtos específicos. Se precisar de detalhes, consulte os serviços oferecidos pelas nossas áreas ou nos envie um e-mail.

Vocês têm alguma análise regional?
Sim. Temos o serviço de Cenários Regionais Setoriais de PIB e Renda por Classe de Renda, que traça cenários para as Regiões Geográficas do Brasil para os próximos 5 anos, através de 4 relatórios trimestrais e uma reunião com um consultor de análise setorial. Ademais, podem ser desenvolvidos estudos específicos para uma região ou setor, dependendo da demanda do cliente ou da possibilidade técnica de se realizar o trabalho.
Se precisar de detalhes, consulte os serviços oferecidos pela área de análise setorial ou nos envie um e-mail.

A Tendências realiza pesquisas de mercado?
Não. A Tendências não dispõe de equipe de campo especializada em pesquisas. No entanto, a Tendências atua na análise econômica de dados e resultados de pesquisas (como Nielsen, por exemplo), desenvolvendo modelos de análise de dados, interpretação de resultados e sistemas de projeção baseados nessas pesquisas. Ademais, pode atuar em conjunto com empresas especializadas, indicadas pelo cliente ou pela Tendências, realizando pesquisas de campo de modo a complementar ou fornecer insumos para projetos específicos.

Como são entregues os relatórios?
São encaminhados por e-mail, em arquivo protegido, para sua maior segurança. Nosso sistema de proteção impede que a sua empresa fique exposta à violação de direitos autorais. O cliente também pode acessar nossas análises através de senha de acesso ao nosso site.

O envio dos relatórios é feito para um único e-mail ou eu recebo uma senha?
Os relatórios são enviados para seu e-mail corporativo (em arquivo protegido) e você também recebe uma senha para acesso ao nosso site (www.tendencias.com.br) para acessar nossas análises.

Vocês cobram os relatórios por número de pessoas que os acessam?
Não. Toda a equipe de nossos clientes pode ter acesso aos produtos e serviços contratados.

Como são cobrados os serviços das áreas de Estudos, Projetos e Pareceres e de Investimentos e Negócios?
Os honorários relativos aos serviços executados elaborados pelas áreas de Estudos, Projetos e Pareceres e de Investimentos e Negócios são definidos em função da complexidade de cada trabalho. Normalmente, após a solicitação do cliente e exposição do problema, uma análise do problema é feita pelos nossos consultores, resultando numa definição do escopo do que será realizado e uma correspondente proposta de trabalho expondo esse entendimento e escopo e definindo prazos e honorários. Para alguns projetos específicos, os honorários podem ser definidos em função das horas de trabalhos despendidas com os trabalhos.

Como são os estudos e pareceres desenvolvidos? Existem exemplos disponíveis?
Os estudos, projetos e pareceres normalmente são desenvolvidos com exclusividade e confidencialidade para cada cliente. Em alguns casos menos frequentes, eles são divulgados, seja por se destinarem a consultas públicas de órgãos reguladores ou porque esse é o objetivo do cliente. Assim, alguns desses estudos já foram publicados na forma de livros e outros estão disponíveis nos sites de agências reguladoras. Uma breve relação dos tipos de trabalhos desenvolvidos pelas áreas de Estudos, Projetos e Pareceres e de Investimentos e Negócios inclui:

    • Inteligência de mercado, com: projeções de mercado, possibilitando responder a questões sobre o que irá acontecer no mercado em função de mudanças e estimar a reação dos consumidores a variações no preço do produto do fabricante e de concorrentes e a variações de renda; e simuladores, que possibilitam a modelagem matemática e estatística de mercados, a programação em modelos interativos para fácil uso do cliente e modificação das hipóteses e visualização dos resultados diretamente pelo cliente.
    • Pareceres econômicos em contenciosos judiciais e administrativos ou em análises preventivas.
    • Defesa da concorrência e defesa comercial, com a presença em seu quadro de sócios de dois ex-presidentes do CADE na análise de atos de concentração e condutas de mercado;
    • Perícias e assistência técnica, em contenciosos judiciais e arbitragens;
    • Regulação, com estudos conceituais e empíricos e apoio a consultas públicas;
    • Planejamento estratégico e planos de negócios de novos empreendimentos;
    • Análise de viabilidade econômico-financeira e avaliação de empresas e projetos (valuation), com elaboração de apresentações formais de empresas ou projetos de investimentos (business book);
    • Avaliação e adequação da estrutura de capital do negócio, com planejamento e implementação de ações para equilíbrio da relação dívida/capital próprio.

Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311