E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

Maílson da Nobrega é eleito Economista do Ano de 2013


O sócio-diretor da Tendências e ex-Ministro da Fazenda , Maílson da Nóbrega, foi eleito “Economista do Ano de 2013” pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP). A solenidade de entrega do Prêmio ocorreu no dia 12 de agosto.


(Foto: Jane Amorim)

 

"O Prêmio "O Economista do Ano", de iniciativa da Ordem dos Economistas do Brasil, é um programa contínuo de reconhecimento dos profissionais da área. Podem ser indicados os profissionais que se destacam devido a sua contribuição para fortalecer o desenvolvimento econômico do País e para promover a reflexão crítica sobre a complexidade da sociedade”, explica o Economista, Manuel Enriquez Garcia, presidente da OEB e do Corecon-SP. Participam da votação os cerca de 17 mil economistas inscritos no Corecon-SP, que escolhem um nome que, em suas opiniões, tenha se destacado no cenário econômico nacional.

Foram premiados também os economistas Nilson Teixeira (Economista Chefe) e Eliana Cardoso (Economista Homenageado). Além deles, a jornalista Denise Campos de Toledo, a professora da FEA/USP Marilda Sotomayor e a Fundação Bradesco tiveram seu trabalho reconhecido.

 

(Foto: Jane Amorim)


Em seu discurso de agradecimento (veja o texto na íntegra), o ex-ministro Mailson da Nóbrega fez uma reflexão sobre a sua trajetória como economista e também sobre o atual momento econômico do País.

Para ele, não é fácil o momento que o Brasil vive, porque se esgotam as fontes de dinamismo que asseguravam a aceleração do crescimento.  Ele destacou que temos assistido à redução do potencial de crescimento, ao desestímulo ao investimento, às pressões inflacionárias e à piora do balanço de pagamentos.

Apesar de tudo, Mailson da Nóbrega afirmou que instituições sólidas presentes no País funcionam como “alarmes de incêndio” para sinalizar riscos institucionais e macroeconômicos. Segundo ele, não há ambiente para a continuidade, por muito tempo, de experimentos inconsequentes.

O ex-ministro conclui dizendo que, apesar dos desafios ainda existentes, o Brasil está no caminho, e que não só é possível sonhar, mas que é preciso sonhar.

 

Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311