E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

Seminário: Limites do Modelo de Crescimento e Possibilidades de mudança nas Eleições Presidenciais


O resultado do PIB do quarto trimestre de 2011 sugere que há forte limitação pelo lado da oferta para a manutenção da economia brasileira em uma trajetória de crescimento à taxa de 4,5% ao ano. Esta suspeita é reforçada pelo fato de a inflação ter sido muito elevada no ano, apesar do fraco crescimento. Há sinais de queda da taxa de crescimento do produto potencial. Um problema adicional ao fraco crescimento é o impacto que o modelo de crescimento liderado pelo consumo tem sobre câmbio e, consequentemente, sobre o desempenho da indústria de transformação.

No entanto, a popularidade da presidente continua em alta. Isto porque a redução do crescimento potencial (se ocorreu) ainda não impactou o emprego e a taxa de crescimento da renda real. As pessoas estão empregadas com dinheiro no bolso e o crédito volta a crescer.


Tendo em vista esse contexto, a Tendências convida você a participar do seminário “Limites do Modelo de Crescimento e Possibilidades de Mudança nas Eleições Presidenciais”, para discutir questões como:

  1. Qual o limite do atual modelo de crescimento? Constitui-se um equilíbrio político, do ponto de vista das preferências eleitorais, um crescimento sustentável de apenas 3,5% ao ano?
  2. A renovação (se houver) neste modelo terá necessariamente de ser processada por outra força política ou o atual grupo político que lidera o Executivo nacional apresentará capacidade de criar um novo discurso político para a sociedade? jogos de moto
  3. As alterações no último ano e meio no manejo da política macroeconômica – fortes restrições à mobilidade de capitais, introdução de um regime de fato de banda cambial e inclusão de objetivos adicionais, além da defesa da estabilidade dos preços, ao Banco Central – representam uma tentativa de alongar a sobrevida do modelo de crescimento liderado pelo consumo?

Programa:

  8h30 –   8h45: Abertura: Mailson da Nóbrega

  8h45 –   9h00: Apresentação da pergunta: Samuel Pessoa

  9h00 –   9h30: Apresentação do economista José Márcio Camargo

  9h30 – 10h00: Apresentação do cientista político Alberto Almeida

10h00 – 10h30: Debates

 

Serviço:

Local: Golden Tulip Park Plaza – Alameda Lorena, 360 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Data: 8 de maio de 2012 (terça-feira)

Horário: das 8h30 às 10h30

Inscrições: c/ Ligia Regina, por telefone (11-3052-3311) ou e-mail (ligiaregina@tendencias.com.br)


A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.


Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311