E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

Economistas da Tendências têm artigos selecionados para Encontro da Anpec


Os economistas da Tendências, Samuel Pessoa, Stefânia Grezzana e Cláudia Oshiro, tiveram seus artigos selecionados para o 39° Encontro Nacional de Economia promovido pela Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec).


Conheça os artigos:



ÁREA 11 - Economia social e demografia econômica

Efeito do Pagamento de Bônus aos Professores sobre a Proficiência Escolar no Estado de São Paulo

Cláudia Hiromi Oshiro
Luiz Guilherme Scorzafave

Resumo:
Um dos maiores desafios brasileiros é a melhora do sistema educacional. Embora um avanço considerável tenha ocorrido no que diz respeito ao acesso à escola nas últimas duas décadas, a  qualidade do ensino ainda deixa muito a desejar. Em busca de melhora da qualidade, diversas políticas têm sido adotadas nas diferentes instâncias de governo. Neste trabalho, será avaliado o programa implementado no estado de São Paulo a partir de 2008 que paga uma bonificação aos professores e funcionários da escola que cumpre as metas pré-estabelecidas pela Secretaria de Educação, sendo que a melhoria das notas dos alunos em testes padronizados é elemento importante do sistema. Os métodos de  Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças foram utilizados para medir o impacto do programa sobre a proficiência dos alunos das escolas estaduais paulistas. Foram analisados os efeitos sobre as provas de Matemática e Língua Portuguesa para a quarta e oitava série do ensino fundamental. Resultados significativos e positivos foram encontrados apenas para as notas da quarta série. O efeito para Matemática foi de cerca de 6,4 pontos e o de Língua Portuguesa em cerca de 3,7 pontos na escala SAEB.



ÁREA 12 - Economia do trabalho

Viés de Gênero no Tribunal Superior do Trabalho Brasileiro

Stefânia Grezzana
Vladimir Ponczek

Resumo:
Este trabalho busca analisar a existência de viés de gênero no Tribunal Superior do Trabalho Brasileiro (TST) através da análise dos impactos do sexo do Ministro Relator nos resultados dos processos usando uma base de dados única, composta por todos os processos julgados pelo TST entre Agosto de 2008 e Junho de 2009. Nós exploramos o fato dos processos serem distribuídos aleatoriamente entre os juízes desde o momento em que o processo se inicia. Os resultados indicam que incondicionalmente os Ministros (as) são não-viesados em relação ao gênero. Entretanto, para alguns tipos de processo tais como “equiparação” e “enquadramento e vínculos”, encontramos que Ministras tendem a favorecer as mulheres e os Ministros tendem a favorecer os homens. Encontramos evidências também de que Ministros(as) tendem a favorecer o trabalhador ao invés do empregador, mas não podemos afirmar que isto é viés em relação ao trabalhador uma vez que pode ser decorrente da forma como as Leis Trabalhistas Brasileiras foram construídas, para defender a parte hiposuficiente.


Uma Análise da Redução da Taxa de Desemprego

Fernando de Holanda Barbosa Filho
Samuel de Abreu Pessôa

Resumo:
Esse trabalho avalia a redução da taxa de desemprego ocorrida nos períodos 2008-2001 e 2008-2003 com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). As principais conclusões do trabalho são as seguintes. Primeiro, a queda do desemprego no país para o período de 2002 até 2008 foi de 2%. Bem menos brilhante do que a queda de 3,8% registrada com os dados da PME que considera somente as regiões metropolitanas. Segundo, a variação da composição etária e de escolaridade da força de trabalho descreve de 25% a 30% da queda do desemprego. Terceiro, a variação da taxa de participação tem impacto importante para na descrição da queda do desemprego.

Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311