E-mail:    Senha:     
 

   Languages 

 

Confiança em recuperação deve permitir algum avanço dos investimentos em 2017 Por Tendências


Os últimos anos foram marcados por uma queda abrupta dos investimentos. Além da crise interna de demanda, as incertezas no campo político e os próprios efeitos da Lava Jato sobre a Petrobras e as principais empreiteiras nacionais também se destacam como fatores que contribuíram para a forte retração dos investimentos.


Esse cenário se traduziu no expressivo recuo da confiança do empresariado e dos consumidores, movimento que se intensificou a partir de meados de 2014. 

Ainda que o governo Temer tenha se tornado uma realidade, colaborando para a recente melhora já observada nos índices de confiança, o choque de confiança necessário para a retomada dos investimentos somente se consolidará com o efetivo encaminhamento de reformas no caminho do ajuste fiscal. Acreditamos que este cenário é o mais provável de ocorrer, de modo que deverá haver espaço para que os investimentos voltem a crescer, ainda que em ritmo lento, em 2017.


Encontre uma análise mais detalhada das perspectivas para investimentos em cada setor no Monitor de Projetos de Investimentos – MPI, produto recém-lançado pela Tendências.

 

 

 

Esta análise faz parte do relatório mensal “Tendências Setoriais – Investimentos e Bens de Capital”, complementada com informações do “Monitor de Projetos de Investimentos (MPI)”. Para mais informações sobre esses produtos, entre em contato com nossa área comercial pelo telefone (11) 3052-3311.

 

Rua Estados Unidos, 498 - Jardins - São Paulo/SP - CEP 01427-000 - Telefone +55 (11) 3052-3311